Nossa homenagem ao amigo Palhares

O Grupo Alfa Crucis lamenta informar o falecimento de nosso querido amigo e colega, Carlos Alberto Palhares, no dia 8 de agosto de 2023. Um dos mais brilhantes astrofotógrafos brasileiros, com trabalhos reconhecidos e premiados internacionalmente, Palhares aprendeu desde criança a reconhecer as constelações, estrelas e planetas no céu. Sua dedicação e amor à Astronomia o levariam a fundar em 2016 o Observatório Zênite, em Monte Carmelo, MG, no qual se dedicou intensamente às atividades observacionais e à fotografia, em especial do Sistema Solar (planetas, cometas, asteróides, Sol, Lua), mas também de objetos de fundo do céu como nebulosas, aglomerados estelares, a Via Láctea e outras galáxias.

Além disso, e com a generosidade que era uma de suas características, Palhares promoveu também inúmeros eventos de divulgação astronômica e científica, organizados junto à Universidade Federal de Uberlândia e destinados a um público de alunos da Universidade, colégios públicos e privados, e membros da comunidade em geral. Palhares era formado em Ciências de Computação pela UFLA e Mestre em Tecnologia da Informação pelo Centro Paula Souza.

Nas próprias palavras de Palhares, o Observatório Zênite foi resultado da sua paixão pela ciência, astronomia e fotografia. Neste momento de profunda dor e tristeza pela falta desse grande amigo, todos os membros do Alfa Crucis se solidarizam com sua esposa, filhos e família, na certeza de que a paixão de Palhares pela astronomia e pelo conhecimento será sempre uma inspiração para todos nós.

One thought on “Nossa homenagem ao amigo Palhares

  • 09/08/2023 em 08:12
    Permalink

    Que Deus conforte a família e que Carlos Palhares seja recebido pelos espíritos de luz da eternidade… Carlos Palhares sempre foi generoso e incentivador dos novos astrofotógrafos dentro da área de astronomia. Grato pelos ensinamentos e incentivos a mim e colegas !

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *