A supernova 2021aefx e a distância da galáxia NGC 1566

Por Tasso Napoleão

A galáxia espiral NGC 1566 é uma das mais luminosas do grande grupo de Doradus, uma concentração de 70 – 80 galáxias elípticas, lenticulares e espirais que aparenta ser bem mais extensa e rica do que o nosso próprio Grupo Local. Apesar de ser relativamente próxima, as distâncias de NGC 1566 calculadas por diferentes pesquisadores usando métodos independentes do seu redshift (principalmente a relação de Tully-Fisher, que é altamente confiável para galáxias espirais) revelaram resultados que variaram por até 200%, o que não é trivial.

Em novembro de 2021, a explosão da supernova 2021aefx em NGC 1566 nos proporcionou a oportunidade de usar um terceiro procedimento para determinar a distância da galáxia: a relação de Phillips, descoberta na década de 1990 e que estabelece a correspondência entre a magnitude absoluta das supernovas do Tipo Ia em seu máximo e a taxa de decaimento de brilho nas semanas posteriores a ele. Assim, uma vez confirmado o tipo da SN 2021aefx pela análise dos seus espectros, pudemos monitorar fotometricamente a supernova entre novembro de 2021 e abril de 2022 para a confecção de sua curva de luz. Além de nossas próprias medidas, foram também usadas para essa finalidade medições feitas pelo ASAS-SN Sky Patrol e por colegas observadores da AAVSO.

O resultado que obtivemos pela relação de Phillips (D = 19.1 Mpc, ou 62.3 milhões de anos-luz) foi bastante compatível com os mais recentes valores obtidos por métodos baseados no redshift da galáxia NGC 1566 (entre 20 e 22 Mpc), bem como o obtido recentemente pelo método fotométrico TRGB (Top of the Red Giant Branch), que foi de 18.0 ± 2.0 Mpc, e ainda com alguns resultados mais recentes que usaram a relação de Tully-Fisher, como aquele obtido em 2007 por Thereau et al (16.50 Mpc).

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *