Proeminência solar

Astrofotógrafo: Vlamir da Silva Junior

Tipo: Estrela – Sol

Uma proeminência é formada por plasma, que nada mais é do que gás quente eletricamente carregado. Ela está intimamente ligada com o campo magnético do Sol em regiões ativas. No geral, o gás é sobretudo hidrogênio e hélio, elementos químicos mais abundantes nas estrelas. O que há de especial nesta é seu tamanho, talvez a maior que já registrei desde que observo o Sol com um PST Coronado, um telescópio solar de entrada, com filtro h-alfa, que permite a visualização da cromosfera do Sol.

É chegado o momento de desfrutar da atividade solar e se maravilhar com estas formações que nos deixam boquiabertos, são estruturas que formam arcos com milhares de quilômetros e que são mais comuns a cada 11 anos, isto porque o Sol tem um ciclo de atividade no qual o máximo ocorre a cada 11 anos. Estamos indo para o máximo de atividade solar.

Neste momento muitos astrônomos amadores estão retirando seus equipamentos do armário/caixas, sejam eles telescópios solares dedicados como o PST Coronado da Meade, seja um Lunt ou filtros específicos como o ‘Day Star Filter’. Telescópios estes que permitem a observação segura da Cromosfera do Sol, no caso é no comprimento de onda h-alfa. Na luz branca não é possível visualizar tais estruturas.

Quando estamos em momentos de maior atividade solar, não só as proeminências solares passam a ser mais frequentes, mas também a quantidade de mancha e os solar flares (explosões que ocorrem devido a reconecção de campos magnéticos nas regiões ativas, justamente junto das manchas solares). Toda esta atividade também ocorre em outras estrelas com seus ciclos próprios, sendo que as estrelas do tipo solar tem ciclos muito parecidos com o nosso Sol. Alguns tipos de estrelas exibem manchas e flares muito mais violentos do que o Sol, a ponto de mudar o brilho de tais estrelas vistas a dezenas ou centenas de anos luz da Terra.

Dados técnicos

Local: Guarulhos-SP Brasil

Data: 07 de março de 2022

Dados de captura: Vídeos no máximo totalizando 1000 quadros.

Equipamentos

Câmera ZWO ASI178MM

Telescópio PST Coronado adaptado para fotografia/vídeos. 

Software

AutoStakert 3 – alinhamento dos quadros.

Registax 6 – processamento da imagem usando os wavelets do programa.

Gimp – Este apenas para aumentar eventuais contrastes, deixar o fundo mais escuro ou para colorir a foto do disco inteiro como de costume.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *