O GRUPO

Embora o Grupo Alfa Crucis tenha sido formado em 2018, suas origens vêm de muito antes – mais precisamente, do ano de 2005, quando foi iniciada uma grade de cursos abertos e semestrais no Clube de Astronomia de São Paulo (CASP) – cursos esses que são oferecidos gratuitamente até hoje, aos sábados, nas dependências do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Após dois semestres introdutórios, o aluno passa sucessivamente por quatro semestres de cursos mais avançados: Fundamentos de Astrofísica Estelar (FAE), Estrutura e Evolução Estelar (EEE) e, finalmente, Técnicas Observacionais I e II (TO I e II). Em especial, o último semestre (TO II) é de âmbito teórico-prático, e nele os alunos têm a oportunidade de combinar os conhecimentos teóricos vistos nos anos anteriores com trabalhos observacionais reais, centrados principalmente em fotometria CCD, espectrometria amadora ou astrofotografia. Como seria de se esperar, geralmente não são tantos os que têm a persistência e o interesse para completar três anos de cursos de astronomia: em média, a porcentagem de alunos que conseguem terminar com sucesso o curso de TO II está entre 15% e 20% daqueles que iniciaram os cursos introdutórios.

Mas, no ano de 2017, houve algo de diferente. Ao fim do curso de TO II, os alunos pediram uma reunião e comunicaram… que queriam mais! Ou seja, que simplesmente não queriam deixar de aprender (e, principalmente, de praticar) astronomia. Ficava difícil recusar. Mas em nenhum momento se pensou mais em aulas expositivas tradicionais. Desde o início, a ideia foi formar um grupo que pudesse trabalhar dentro do conceito de “research-based learning” (ou seja, aprendizado vinculado à pesquisa), que é hoje internacionalmente reconhecido como o mais eficiente no aprendizado de ciências. Esse foi o nosso núcleo original. Mas esse grupo dos alunos de 2017 foi imediatamente ampliado por convites feitos nas semanas seguintes a outros talentosos ex-alunos que haviam completado TO II em anos anteriores e que aderiram com entusiasmo à proposta, bem como por todos os instrutores atuais dos quatro cursos acima mencionados. Fica claro a essa altura que, embora o Grupo Alfa Crucis e o CASP sejam entidades independentes, com escopos, objetivos, escalas e atividades diferentes, existe um vínculo informal permanente de amizade e colaboração entre os dois grupos. Tanto que muitos dos membros do Alfa Crucis são também membros do CASP.

Em fevereiro de 2018, foi realizada a reunião de fundação do Grupo Alfa Crucis (que, neste primeiro momento, havia adotado o nome “Grupo Blueshift”. Após o primeiro ano de operação, este seria substituído pelo nome atual. Algumas razões da escolha do nome Alfa Crucis podem ser vistas aqui). Na pauta dessa primeira reunião, a definição da estratégia e das atividades. Em suma, ficou definido que o grupo centralizaria suas atividades em “projetos completos de pesquisa observacional em vários setores da astronomia, incluindo todas as fases: preparação teórica prévia e aulas / palestras; pesquisa bibliográfica; aquisição, redução e análise de dados; preparação de papers e publicação e/ou apresentação dos resultados em reuniões e encontros de astronomia”. A abrangência do grupo, formado basicamente por astrônomos amadores, foi também definida nessa reunião, incluindo e estimulando a colaboração com pesquisadores profissionais interessados e com toda a comunidade astronômica amadora, tanto brasileira como internacional.

As atividades para 2018 foram estabelecidas, priorizando as seguintes áreas de projetos:

  • Fotometria CCD: Estrelas variáveis cefeidas com período ultracurto.
  • Fotometria CCD: Registro do trânsito de um planeta extrassolar em 2018.
  • Fotometria visual: Programa de monitoramento de variáveis de longo período.
  • Espectroscopia: Monitoramento de estrelas Be.
  • Astrofotografia: Registro da retração da CPS (calota polar sul) na oposição de Marte em 2018.

Alguns desses projetos já foram completados ao longo do ano de 2018, e seus resultados são oferecidos ao leitor agora, sob a forma de artigos neste website. Outros estão em andamento e esperamos publicá-los em nossas futuras atualizações. Um deles, infelizmente (oposição de Marte), foi prejudicado pela grande tempestade de poeira que encobriu a superfície do planeta vermelho em 2018. Em 2019 e nos anos seguintes, novos projetos observacionais serão desenvolvidos pelo grupo (assim como estudos, seminários e outras atividades que serão aqui resumidas sob a forma de textos de divulgação). Este website foi criado para que você possa acompanhar nossas atividades, manter contato e, se desejar, colaborar com o Alfa Crucis em breve.

Boa leitura!

Tasso Napoleão (2019)