MEMBROS

Adriano Aubert

Professor da Educação Básica e de Física e Astronomia da rede pública estadual de Alagoas. Licenciatura plena em Ciências (Física) pelo Departamento de Física e mestre em Processos da Superfície Terrestre (Sensoriamento Remoto) pelo Instituto de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Alagoas. Como astrônomo amador desde 1986, participou da oficialização do Centro de Estudos astronômicos de Alagoas, onde foi o presidente da primeira diretoria do CEAAL após oficialização. Foi membro da Rede de Astronomia Observacional na década de 90. Desde 2009 coordena o Observatório Astronômico Genival Leite Lima da Secretaria da Educação do Estado de Alagoas, e tem trabalhado desde então com o ensino e divulgação da astronomia . Dedica-se ao estudo de estrelas variáveis (fotometria e espectroscopia), instrumentação e ensino. Atualmente, está desempenhando a função de presidente do Conselho Diretor da Liga Norte Nordestina de Astronomia ( agosto de 2021 a agosto de 2023).

Alexandre Laporta Zanardo

Engenheiro mecânico formado pela FEI, especialista em áreas limpas e ambientes controlados associados, membro do ASBRA, do CASP e do Alfa Crucis. Instrutor dos cursos de Técnicas Observacionais I e II do CASP desde 2016. Realiza pesquisas em espectroscopia de baixa e média resolução, além de fotometria de estrelas variáveis.

Alexandre Silva

Clarinetista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e docente do Departamento de Prática Musical da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) onde coordena o curso de Especialização em Performance Musical e compõe o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da universidade.
Bacharel em clarinete pela UFMG, licenciado em música pela UEMG, mestre em performance musical, com louvor, pelo Conservatório da Suíça Italiana e doutorando em música pela UFMG onde desenvolve a tese “Uma abordagem analítica do legato através de parâmetros acústicos e cinemáticos na performance de clarinetistas “.
É astrônomo amador e membro do Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais (CEAMIG) com interesse em fotometria e espectroscopia.

André Izecson de Carvalho

Formado em engenharia mecânica pela POLI USP, com mestrado em engenharia aeronáutica pelo ITA, MBA pela Wharton School e mestrado em estudos internacionais pela Universidade da Pennsylvania. Fundador do CASP – Clube de Astronomia de São Paulo – em 2001. Dedica-se intensamente à divulgação e ao ensino de astronomia há vinte anos, realizando sessões públicas de observação do céu e palestras. Em 2005 desenvolveu o curso de Introdução à Astronomia (IAA) do CASP. Por oito anos ministrou os cursos de IAA, Fundamentos de Astrofísica e Estrutura & Evolução Estelar. Apresentou o trabalho “Criação de uma rede brasileira de câmeras de vídeo automáticas para observação de meteoros” no ENAST de 2008. Atualmente tem ministrado aulas de astronomia para crianças e é instrutor do curso “Introdução à Astronomia e Reconhecimento do Céu” do grupo Alfa Crucis. Além disso, divide seu tempo entre projetos de divulgação científica do Alfa Crucis e suas duas filhas, Luisa e Alice.

Arthur Svidzinski

Analista de valores mobiliários, farmacêutico de formação e amante da astronomia por paixão. Sócio do Clube de Astronomia de Brasília desde 2012, se apaixonou pela astronomia depois de uma viagem aventureira ao deserto do Atacama. Em Brasília se dedica às atividades de divulgação da astronomia para o público em geral, participando de cursos, eventos de observação e exposições. Pratica astronomia observacional nos céus ainda escuros do cerrado e é interessado especialmente em eclipses solares e na magia dos momentos de totalidade.

Carlos Colesanti

Empresário de radiodifusão, astrônomo amador desde 1980. Co-fundador e diretor da Rede de Astronomia Observacional. Autodidata, participou, como ouvinte, de diversos cursos de astronomia no IAG-USP. Seus principais interesses são estrelas variáveis e evolução estelar. Proprietário do observatório Orion (robotizado) dedicado a fotometria estelar na cidade de Mairinque SP.

Caroline Santos

Profissional da área de Segurança da Informação, foi aluna do CASP e do IAG, nos cursos de extensão universitária. Se interessa principalmente por evolução estelar. No CASP, apresentou sua pesquisa sobre as estrelas Herbig Ae/Be. No Alfa Crucis participa do grupo de espectroscopia e ensino.

Clayton Fernandes

Desde a infância sempre teve interesse por exatas, sendo física e astronomia seus temas preferidos. Não tendo desenvolvido uma carreira profissional na área, passou a se dedicar à astronomia amadora a partir de 2015. Membro do Alfa Crucis e do CASP. Sua área de maior interesse é astrofísica, tema em que pretende se aprofundar gradativamente. Atualmente mora no Japão e participa remotamente.

Cristovao Jacques

Engenheiro e empresário com MBA pela USP em Gestão de Negócios. Astrônomo Amador desde os 14 anos, foi presidente do Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais e Diretor Científico da REA. Fundou o observatório CEAMIG-REA em Belo Horizonte, sendo este um dos primeiros observatórios remotos do Brasil controlados por Internet. Co-fundador do Brass, grupo responsável por descobertas de Supernovas. Em 2014 fundou o SONEAR, observatório responsável por monitoramento de asteroides perto da Terra, onde foram descobertos mais de 33 asteroides e 9 cometas. Em 2018 foi um dos criadores do grupo BraTS, responsável por busca de Transientes. Participou também de várias campanhas de ocultações de objetos Trans-Netunianos. Em 2020 começou atividade de divulgação científica com a criação do canal AstroNEOS. É membro do Conselho do ENAST.

David Cabral

Formado em Sistemas de Informação e trabalhando como analista e desenvolvedor de sistemas, encontrou na astronomia sua paixão fora do trabalho. Nas horas vagas, dedica-se à astrofotografia, um hobby que começou em 2012. Construiu seu próprio telescópio e, com sua habilidade autodidata, construiu um dispositivo OnStep para motorizar sua montagem equatorial. Criou também um software para facilitar o alinhamento da montagem. Atualmente, está explorando o campo da espectroscopia. Sua jornada na astronomia é uma mistura de paixão, dedicação e conhecimento técnico, agora compartilhada neste espaço dedicado à exploração do universo.

Denis Kulh

Engenheiro de computação, atua em Pesquisa e Desenvolvimento na área de software. Entusiasta da astronomia amadora desde 2015. Tem grande interesse no uso e construção de softwares para auxiliar o processamento e a redução de dados fotométricos relativos a diversos fenômenos astronômicos. Coordenador de redução de dados do subgrupo de exoplanetas.

Dorival da Silva Reis

Analista de sistemas por formação e ATM (Amateur Telescope Maker). Membro do Alfa Crucis, ASBRA e CASP. Atualmente coordena o Projeto Telescópios na Rua do CASP e faz visitas a escolas para ensinar e despertar o interesse dos jovens pela ciência e astronomia.

Douglas Bortolanza Lara

Formado em História (UFGD), professor, mora em Dourados-MS. O interesse por Astronomia começou em 2001 usando cartas celestes e “star hopping” para encontrar objetos do céu noturno. Estudou Física (UEMS), trabalhou com planetário e telescópios. É membro do Clube de Astronomia de Dourados e gosta de tirar fotos de cometas.

Edvaldo Trevisan

Comecei na astronomia nos idos de 1984/85 e em 1989 fui co-fundador da REA-Brasil; desde essa época me dediquei a observação, principalmente, de eclipses da Lua e do Sol, com um preferência também por variáveis. Atualmente moro em Camanducaia-MG pra onde me mudei para um melhor qualidade de vida e dedicar meu tempo para o projeto do futuro observatório que irei construir no meu sitio, situado a uma altitude de 1600m. Sou o criador do site Acervo Astronômico, que se dedica a resgatar a história da astronomia amadora no Brasil

Elton Malta Nascimento

Professor do Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e membro do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL). Nos últimos 10 anos tem se dedicado ao ensino e divulgação da Astronomia através de cursos para turmas de graduação da UFAL e ações de extensão para a comunidade.

Ester Olim

Bacharel em Matemática pela PUC-SP, pós-graduada pelo CEAG-FGV em Administração Financeira e astrônoma amadora. Frequentou cursos de astronomia na EMA – Escola Municipal de Astrofísica Aristóteles Orsini (São Paulo) e no CASP. Foi voluntária no ENAST – Encontro Nacional de Astronomia Amadora (Brasil) em 2011-SP.

Eurimar Araújo

Eurimar Araújo, de Acaraú – CE, formado em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal do Ceará. Sou astrônomo amador há 7 anos, atuando principalmente no seguinte tema: Pesquisa com estrelas variáveis utilizando fotometria diferencial. Sou membro da União Brasileira Astronômica – Comissão de Estrelas Variáveis e membro da AAVSO (Association American of Variable Stars Observers). Minha área de interesse é a astrofísica estelar com foco em variáveis cataclísmicas.

Evaldo Victor Lima Bezerra

Licenciado em Física com mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Paraná, e mestrado em Física e Astronomia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem especialização em materiais didáticos para o ensino de Ciências e Matemática, assim como em metodologias inovadoras na educação. Minha jornada acadêmica tem sido guiada pelo interesse no ensino e na divulgação científica. Conto com experiência em Astrofísica, tendo contribuído com artigos em periódicos e participado de diversos congressos. Atualmente, meu foco de pesquisa é a redução dos efeitos da turbulência atmosférica na observação de estrelas duplas. Sou membro aspirante da Sociedade Astronômica Brasileira e da União Brasileira de Astronomia. Sempre em busca de oportunidades para aprender e me aprimorar, espero continuar contribuindo para a produção de conhecimento científico e tecnológico em nosso país.

Fabio Palleze

Cirurgião dentista de formação e ex-aluno do CASP, como muitos outros astrônomos amadores, meu interesse em astronomia iniciou em 1986 com a passagem do cometa Halley. Ao longo dos anos , fui aprendendo diversas técnicas de astrofotografia motivado pelo desejo de poder registrar e compartilhar aquilo que observava. Minha área de atuação e contribuição para o Alfa Crucis é astrofotografia de DSOs com câmeras DSLR astromodificadas.

Luiz Araújo

Sou astrônomo amador há muito tempo, tenho interesse mais em astronomia prática que permita colher dados astronômicos, principalmente na fotometria de estrelas variáveis, Além de interesso por Cometas, ocultaçôes, eclipses solares e lunares.

L. Fernando Parmegiani

Formado em Ciência da computação e especialista em gerenciamento de projetos na área de TI, teve seu primeiro contato com a astronomia com os cometas Shoemaker-Levy 9, que colidiu em Júpiter em 1994, e Hale-Bopp, que observava a olho nu nos finais da tarde em 1995 em São Paulo. Seu interesse pela astronomia se fortaleceu através da leitura do “Anuário de Astronomia 1996”, de Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, que ajudou a acompanhar os principais eventos astronômicos daquele ano. Hoje é astrônomo amador e membro do Alfa Crucis e do CASP. Seu maior foco é a astrofotografia de espaço profundo (DSO). Imagens de galáxias, nebulosas e aglomerados de estrelas são registradas com os telescópios, RC8″, RC12″ e um APO 102mm. Além destes equipamentos serem utilizados para astrofotografia, em breve estarão à disposição do grupo para serem utilizados também nas pesquisas na astronomia amadora. Algumas de suas fotografias foram publicadas no site da revista “Astronomy” e no da “AAPOD – Amateur Astronomy Picture of the Day” (a melhor imagem do dia) e na revista impressa “BBC Sky at Night”. Para conhecer mais sobre seu trabalho, acesse Astrobin ou Flickr.

Flavio Cintra

Formado em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da USP, atuou na área de telecomunicações implantando estações de micro-ondas para as concessionárias do grupo Telebrás. Efetuou prospecção e testes de propagação, utilizando teodolito, telurômetro, altímetro, mapas cartográficos e telescópio para geolocalização. Observou a passagem do cometa Halley, que despertou ainda mais seu interesse pela área de astronomia. Membro do Alfa Crucis e do CASP, atua principalmente junto aos projetos de fotometria buscando observar estrelas variáveis e exoplanetas.

Francisco Conte “Chicão”

Arquiteto formado pela FAU USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo), se dedica ao estudo, ensino e divulgação em astronomia desde o ano 2002. Membro do Alfa Crucis e instrutor dos cursos de Introdução à astronomia amadora, Fundamentos de astrofísica estelar e Estrutura e Evolução estelar, ministrados pelo CASP Clube de Astronomia de São Paulo. Foi colaborador do
Ano Internacional da Astronomia em 2009, respondendo as dúvidas dos internautas no site oficial do evento no Brasil. Especialização Lato Sensu em astronomia pela Unicsul, Universidade Cruzeiro do Sul, desenvolvendo a monografia “Telescópios Ópticos”. Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia no IAG USP (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas) com uma dissertação intitulada “Uma História da Astronomia a partir dos Avanços Tecnológicos”. Seu trabalho de mestrado foi premiado como Destaques do IAG no ano de 2023, junto com outros cinco trabalhos de mestrado e doutorado

Francisco José Dias Afonso

Engenheiro civil. Estudou astronomia nos cursos oferecidos pelo CASP e posteriormente participou do GOA (Grupo de Observações Avançadas). Membro do Alfa Crucis e do CASP. Tem interesse especial pelas atividades ligadas à espectroscopia.

João Antonio Mattei

Formado em Engenharia Industrial Mecânica, passou a se interessar por astronomia desde cedo, incentivado pelo seu pai. Com mais de 40 anos de dedicação ao hobby, identificou na astrofotografia de céu profundo sua maior paixão. Teve várias fotos reconhecidas pelo AAPOD, Astrobin e publicadas em revistas internacionais. Coordenou e publicou o livro “Encontros Brasileiros de Astrofotografia” em parceria com outros astrofotógrafos, com o objetivo de divulgar a astronomia amadora no Brasil. Participa como coordenador de campo do Projeto DIM – Deep Images of Merges, coordenado pela astrofísica brasileira Duilia de Mello, pesquisadora na Universidade Católica de Washington e colaboradora do Centro Espacial Goddard da Nasa, cujo objetivo é registrar as conchas de gás provenientes de colisões entre galáxias através de imagens ultra-profundas. É membro do Alfa Crucis.

José Luis Pereira

Profissional na área de engenharia civil no ramo de desenvolvimento de projetos com
painéis, telhas termo isolantes e telhas zipadas. Tem na astronomia amadora uma área de escape para interagir com a ciência e as maravilhas do nosso universo. Pratica observação visual desde 1989 quando adquiriu seu primeiro telescópio refletor de um membro da UAA (União de Astronomia e Astrofísica) e desde 2012 se dedica a astrofotografia planetária, em especial ao acompanhamento das alterações na atmosfera superior do planeta Júpiter. Colaborador do programa Winjupos – com medições das “features” do planeta – e programa DeTeCt, projeto colaborativo amador/profissional responsável por registrar e caracterizar possíveis impactos de asteroides e cometas com os planetas Júpiter e Saturno.

Juliana Giacomini Stenico

Cientista de dados e empresária. MBA em Analytics em Big Data (FIA Business School), pós graduada em Análise e Projeto de Sistemas (FATEC SP), formada em Sistemas de Informação (FATEC Oswaldo Cruz). Por alguns anos atuou na área de desenvolvimento de software e nos últimos anos dedica-se a área de ciência de dados. Apaixonada pelas ciências da natureza e, em especial, pela astronomia, tem grande interesse em unir seus conhecimentos técnicos aos estudos astronômicos.

Lígia Barnabé

Formada em Administração de Empresas pela PUC/Unicsul, Pós-graduada em Ensino de Astronomia na Unicsul. Sempre se interessou por matemática, física e principalmente astronomia. Dedica seu tempo aos estudos astronômicos. Fez cursos na Escola Municipal de Astrofísica Professsor Aristóteles Orsini (EMA), de São Paulo, no CASP Clube de Astronomia de São Paulo e de Astrofísica e Cosmologia do Observatório Nacional (ON). Tem interesse em espectroscopia, cosmologia e divulgação científica. Atualmente participa dos projetos de espectroscopia. Membro do Alfa Crucis e do CASP.

Lilian Pera

Designer de joias; pós-graduada lato sensu em Astronomia pelo Núcleo de Astrofísica Teórica da Universidade Cruzeiro do Sul (NAT/Unicsul) e bacharelada em Pintura (Artes Plásticas) pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Cursou a disciplina de Divulgação Científica do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL/Unicamp) e o curso de extensão em Museologia da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Colecionadora de rochas e minerais com ênfase em amostras espaciais – os meteoritos. Instrutora dos cursos de Fundamentos de Astrofísica Estelar e Estrutura e Evolução Estelar. Membro do Alfa Crucis, CASP e da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).

Luis Carlos do Nascimento “Dino”

Geógrafo, músico e astrônomo amador. Membro do ASBRA onde desenvolve busca e estudo espectroscópico de baixa e média resolução de estrelas “Be” no hemisfério Sul. Observador de Variáveis e SN do Hemisfério Sul. Instrutor dos cursos de TO I e II do CASP e membro do Alfa Crucis desde sua idealização.

Luiz Otavio Mantovani

Engenheiro eletrônico. Astrofotógrafo, seus principais interesses são as estrelas blue stragglers, observação solar, ocultações e conjunções, construção de observatórios, diferentes tipos de controle e automação de telescópios, exoplanetas, evolução estelar e astronomia de posição. Suas fotos podem ser vistas no Astrobin.

Niercey Charleaux Justino

Astrônomo Amador e observador de estrelas variáveis no campo visual e fotométrico. A astronomia é um desejo desde criança, quando ganhou uma pequena Luneta de presente. No ano de 2015, concluiu os módulos do curso de Introdução a Astronomia e Astrofísica do Clube de São Paulo e posteriormente o curso de Astrofísica básica oferecido pelo grupo Alfa Crucis.
Formado em Licenciatura em Matemática na Universidade Metropolitana de Santos, trabalha na área da educação lecionando em Matemática e Física no Ensino Médio em escola pública e privada. Atualmente (2024) é coordenador voluntário da comissão de estrelas variáveis do CASP e da União Brasiliera de Astronomia (UBA)

Marcelo Prates Bastos

Desenhista Industrial e programador orçamentista, apaixonado por astronomia desde criança, seu primeiro contato aconteceu através do Cientec da USP, onde pôde observar Saturno pela primeira vez no telescópio. Em 2015 entrou para o curso de Astronomia do CASP e hoje é astrônomo amador e membro do Alfa Crucis.

Maria da Anunciação Rodrigues “Ção”

Tradutora e astrônoma amadora. Estudou na Escola Municipal de Astrofísica Professor Aristóteles Orsini e no Clube de Astronomia de São Paulo (CASP). Em 2009, fez um curso de extensão no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP). Instrutora dos cursos de Fundamentos de Astrofísica Estelar e Estrutura e Evolução Estelar do CASP. Em 2014, concluiu pós-graduação lato sensu em Astronomia na Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul).

Maria Eduarda Frabasile “Duda”

Iniciou seus estudos em astronomia na Escola Municipal de Astrofísica Professor Aristóteles Orsini em 2008. Já fisgada pela paixão por observar os astros e entender seu funcionamento, cursou a pós-graduação lato sensu em Astronomia da Universidade Cruzeiro do Sul e um curso de extensão no IAG-USP. Instrutora dos cursos de Fundamentos de Astrofísica Estelar e de Estrutura e Evolução Estelar do Clube de Astronomia de São Paulo (CASP).

Mario Silva

Amante da astronomia desde criança, teve como seu primeiro grande desafio a caçada (sem sucesso) ao cometa Halley nos iluminados céus da cidade de São Paulo. Na adolescência, participou da Sociedade Brasileira para o Ensino de Astronomia (SBEA), mas após sair desse grupo, no final de 1996, manteve o contato com a ciência apenas por hobby, fazendo observações isoladas, até ingressar no CASP em 2015. Elaborou o trabalho de pesquisa bibliográfica “Os planetas errantes e os objetos sub anãs marrons”. Membro do Alfa Crucis e do CASP.

Patricia de Carvalho Aguiar

Neurologista e Neurocientista, começou seus estudos de Astronomia como autodidata na adolescência. Em 2005 passou a integrar o Clube de Astronomia de São Paulo (CASP), quando teve a oportunidade de se aprofundar nos estudos de Astrofísica, Evolução Estelar, Cosmologia e Técnicas de Observação, dentre outros. Entre os anos de 2013 e 2015 participou do grupo de espectroscopia GOA. Tem interesse particular em espectroscopia, exoplanetas, astrofotografia e cosmologia. Membro do Alfa Crucis e do CASP.

Paula Sanci Camargo

Biomédica, Advogada e Empresária. Desde a infância apaixonada pela Astronomia observacional. Com vários cursos no Planetário de São Paulo desde 1978. Por seis anos fez parte da coordenação do Grupo Giordano Bruno, para divulgação da Astronomia. Cursou o CASP e hoje está como participante de apoio do Grupo ASBRA (espectroscopia).

Renata Treü

Caiçara de Ilhabela. Arquiteta pela FAAP. Astrônoma amadora pelo CASP. Escritora, cozinheira nas horas vagas e torcedora fanática. Convidada ao ENAST 2020 para falar sobre a pesquisa com exoplanetas que realiza com o AC. Membro fundador, corresponsável pelo site, instrutora do curso “Introdução à Astronomia e Reconhecimento do Céu” e diretora executiva do Alfa Crucis.

Renato Luiz

Administrador e designer. Instrutor de Reconhecimento do Céu e Astrometria no CASP. Fez cursos de astronomia do Planetário de São Paulo e do Observatório Nacional. Integrante do ASBRA (grupo de pesquisa de espectroscopia em baixa e média resolução). Membro do Alfa Crucis e CASP e corresponsável pelo site do grupo.

Ricardo Lourenço Pinto

Graduado em Ciências Biológicas, doutor em Ciências (Zoologia), atuo profissionalmente como professor universitário em Paleontologia e história geológica da Terra. As atividades na astronomia amadora incluem, predominantemente, observações públicas do céu em eventos do Clube de Astronomia de Brasília (CAsB) e, eventualmente, astrofotografia.

Richard Silva

Formado em Técnico em Química e Gestor de Qualidade, a paixão pela astronomia aconteceu no início do colégio. Com o passar dos anos sentiu a necessidade de mais conhecimento e aprimoramento e desta forma procurou e ingressou no CASP, e logo em seguida no Grupo Alfa Crucis. Alguns de seus interesses de estudo são a formação estelar e a técnica de espectroscopia.

Rodolfo Langui

Desde criança gosta de Astronomia e, quando jovem, fez alguns dos cursos da Escola de Astrofísica no Parque do Ibirapuera e outros de extensão como do IAG e do INPE. Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências (1996), mestrado (2004) e doutorado (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência da UNESP, cuja pesquisa foi sobre Educação em Astronomia e formação de professores. Atualmente, é o coordenador do Observatório Didático de Astronomia da Unesp e professor desta mesma universidade, desenvolvendo pesquisas, projetos e publicações na área de Educação em Astronomia. Sua paixão ainda reside nos momentos com os telescópios e coletas de dados na área da astronomia amadora.

Sergio José Gonçalves da Silva

Nascido a 15 de agosto de 1980 em Caracas, Venezuela, é cidadão Português e do mundo (autodenominado). Pai, Marido, Astrônomo Amador e Engenheiro de Telecomunicações. Formado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em Portugal, em 2003, mudou-se para o Brasil em 2012 vindo de Lisboa. Apaixonado pela astronomia desde criança, deu os primeiros passos no Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) fazendo os cursos de astronomia para amadores, dando continuidade no CASP em São Paulo, de onde é membro. Em 2015 se tornou pai e começou a operação do Observatório TUGA, em Porto Feliz, São Paulo, dedicando-se principalmente à astrofotografia e instrumentação astronômica. Especialista em processamento de vídeo, eletrônica e software, desde 2018 é membro do grupo de pesquisa amador Alfa Crucis, onde contribuiu com a instrumentação da segunda detecção de exoplanetas, astrofotografia e divulgação. Também colabora no projeto Deep Images of Mergers (DIM), liderado pela Dra. Duilia De Mello. Profissionalmente tem contribuído com inúmeros projetos de distribuição de televisão digital no mundo inteiro, com foco especial na América Latina, incluindo uma participação em uma patente para proteção de vídeo para a Widevine (hoje Google), e é gestor especialista de vendas na Amazon Web Services.

Taísa Maar

Astrofotógrafa profissional desde 2014. Ministra cursos de astrofotografia com câmeras monobjetivas ou sem espelho e com celulares, em ambientes naturais e de altitude.
Montanhista nas modalidades de trekking e escalada desde a adolescência, tornou-se embaixadora da marca alemã Deuter e realiza trabalhos fotográficos para o mercado outdoor.
Colunista de fotografia de natureza e astrofotografia para assinantes da plataforma Gear Tips. Ganhadora do prêmio fotográfico Mulheres e Montanhas do Clube Alpino Paulista.
Pesquisadora com reconhecimento acadêmico na área da Linguística por seus estudos sobre “fotografar” e o pensar por imagens na Análise de Discurso de linha francesa.
Formação em Astrofotografia junto ao Laboratório Nacional de Astrofísica – Observatório Pico dos Dias e nos estudos em Astronomia e Astrofísica Estelar pelo Alpha Crucis.

Talita Sturba

Engenheira Ambiental (UNESP) e Mestre em Energia (USP), especialista em mudanças climáticas. É entusiasta de astronomia, participou dos cursos preparatórios de Astronomia Amadora pelo CASP.

Tasso Augusto Napoleão

Engenheiro químico (Poli-USP), Mestre em Administração (FGV) e Mestre em Ciências (Astronomia) pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. Fundador da Rede de Astronomia Observacional em 1988 e posteriormente seu diretor científico e diretor geral. Membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), do grupo BraTS de busca de transientes, sócio honorário do CASP e do CEAMIG. Co-descobridor de 15 supernovas pelo projeto BRASS (Brazilian Supernovae Search), dedica-se também à fotometria CCD de estrelas variáveis de período ultracurto e à espectroscopia de estrelas Be e de novas. Autor de dezenas de artigos técnicos e de divulgação astronômica publicados em revistas especializadas. Co-autor do livro “História da Astronomia no Brasil” (2013). Criador e primeiro instrutor dos cursos de Fundamentos de Astrofísica Estelar, de Estrutura e Evolução Estelar e de Técnicas de Observação, desde 2005 promovidos pelo CASP/IAG-USP e por outras instituições astronômicas amadoras brasileiras. Autor do e-book “Guia de Estudos: Astrofísica Estelar para o Ensino Médio”. Detentor do Prêmio Jean Nicolini para pesquisa astronômica amadora no Brasil (ENAST, 2013), Tasso foi selecionado pela União Astronômica Internacional (IAU) como o representante oficial da astronomia amadora brasileira no Comitê Organizador do Ano Internacional da Astronomia (IYA 2009). Coordenador geral do grupo Alfa Crucis.

Thais Diniz

Formada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste MG). Astrônoma amadora que sempre nutriu uma grande paixão pela astronomia, por isso se dedicou aos estudos independentes. Iniciante no colecionismo de meteoritos, passou a estudar meteorítica para compreender melhor a história de formação e evolução do nosso sistema solar. Também se dedica à prática da astrofotografia, utilizando para isso uma câmera DSLR, lente e tripé fixo. Membro do Alfa Crucis. Portfólio no Flicker.

Wagner Cardia

Especialista em Bancos de Dados e empresário. Bacharel em Administração de Empresas pela FAPCCA. Começou os primeiros estudos sobre astronomia de forma autodidata em enciclopédias e planisférios na década de 80 tornando-se um entusiasta ao primeiro contato com instrumentos ópticos ainda na década de 90. Na década de 2010 investiu em seu primeiro telescópio e se dedicou a estudar instrumentação para astrofotografia. Possui interesse em cosmologia, espectroscopia, astrofísica galáctica e extragaláctica.

Wellerson Lopes

Formado em Ciências da Computação com especialização em Engenharia de Software. Astrônomo amador desde 2007. Membro do Alfa Crucis e do CASP, tem como um de seus hobbies a fotografia, graças à qual pôde descobrir outra paixão ligada à astronomia: a astrofotografia. Com as imagens do cosmos que registra, divulga a astronomia, despertando assim o interesse por essa ciência. Pratica a astrofotografia de céu profundo. Tem imagens publicadas em livros de ciências e obteve reconhecimento em sites internacionais. Além de publicar as imagens, procura também redigir textos sobre os objetos fotografados, de forma que o público possa entender e pesquisar mais informações. Trabalha em seus registros com câmera DSLR, assim como câmera dedicada exclusivamente a astrofotografia. Usa lentes fotográficas, um refrator apocromático 80 mm e um refletor RC de 8 polegadas. Além da astrofotografia tem especial interesse por espectroscopia e fotometria CCD. Seu portfólio pode ser visto no Flicker.

Willian Carlos de Souza

Analista de Sistemas e Engenheiro, com atuação na área de IoT.
O interesse pela astronomia nasceu durante a alfabetização e consolidou quando ganhei meu primeiro instrumento óptico, ainda na infância.
Fui membro do CARJ e UAA nos anos 80 e da REA nos anos 90, posteriormente colaborando com entidades estrangeiras como AAVSO, BAA, ALPO, LIADA e CBAT/IAU.
Inicialmente as áreas de interesse foram relacionadas a fotometria e observação visual, incluindo cometas, estrelas variáveis, cronometragem de crateras e estimativas de magnitude de eclipses lunares, e atualmente as áreas de interesse incluem Astrofotografia e Astrofísica, com ênfase em evolução estelar.