Eclipse solar total – 2 de julho de 2019

Astrofotógrafo: Luis Fernando Parmegiani

Ciclo de Saros: 127

Número: 58

Magnitude do eclipse: 1,0459

Largura do caminho: 200,6 km

Duração no ponto máximo: 04m32,8s

Fonte: eclipse.gsfc.nasa.gov/SEplot/SEplot2001/SE2019Jul02T.GIF

Ter a oportunidade de observar um eclipse solar é algo inexplicável, este é o evento mais espetacular de todo o Sistema Solar que conhecemos.

Diante de tantos registros com fotos e vídeos publicados, não existirá nada nem ninguém que poderá explicar a dimensão de uma observação de um eclipse solar.

Sem dúvida, um eclipse solar total nos faz pensar na grandeza do nosso universo e como um evento tão raro como este pode trazer lágrimas aos olhos de cada um que o observa.

Lembramos também das civilizações antigas, que tanto admiravam e ao mesmo tempo temiam o “Deus Sol”; quando observavam um eclipse pensavam que era um aviso do seu “Deus”, por meio do qual era transmitido a todos um recado divino.

Hoje dominamos o conhecimento sobre este espetacular evento e podemos prever com precisão e com anos de antecedência o horário, duração e local onde acontecerão os próximos eclipses solares.

Os registros do eclipse de 2 de julho de 2019 que observamos em Vicuña no Chile estarão sempre à disposição de todos, mas a verdadeira imagem da beleza deste evento ficará para sempre em nossos corações e pensamentos.

DADOS TÉCNICOS

Local / data de aquisição: Vicuña, Chile / 2 de julho de 2019

Tempo de exposição: 1/200s

 Equipamento

– Lente: Canon 70-300mm f/4-5.6 IS USM (At 300mm)

– Razão focal: f/9

– Câmera: Canon EOS 60D

– Montagem: iOptron Skyguider Pro

Software

– Processamento das imagens: Photoshop

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *