Registro de impacto no planeta Júpiter

Astrofotógrafo: José Luis Pereira

Data e hora do impacto : 2021/09/13 22:39:30UT

Localização: São Caetano do Sul/SP/Brasil S-23.619 / W -46.571


Sou um observador planetário assíduo. Quando os planetas Júpiter, Saturno e Marte estão em oposição procuro fazer imagens em todas as noites possíveis de céu claro, especialmente do planeta Júpiter, meu preferido.

Sou colaborador do programa Winjupos para registro das posições das “Features” e colaborador do programa DeTeCt, responsável por registar e caracterizar possíveis impactos de asteroides e cometas com o planeta Júpiter.

Como não tenho observatório fixo, minha rotina é montar o setup quando as condições climáticas se mostram favoráveis por alguns dias.
Foi o que aconteceu nos dias 12 e 13 de setembro. Montei o equipamento na esperança de imagear Júpiter e conseguir uma boa imagem e fazer vídeos para o programa DeTeCt.

Normalmente na minha localidade o seeing é fraco, então a maioria dos vídeos que faço, são para o programa DeTeCt. Em uma noite típica de observação, costumo fazer de 130 a 180 vídeos de Júpiter e 50 vídeos do planeta Saturno.

Na madruga do dia 13 de setembro consegui boas imagens de Júpiter, mesmo com a previsão climática para a noite não sendo favorável. Estava pensando em desmontar todo o setup, porém, decidi esperar até o último momento.

A noite chegou e de fato o céu tinha uma névoa que encobria praticamente todas as estrelas (o céu da minha cidade é Bortle 9) e apenas Júpiter era visível. Eu não conseguia ver nem mesmo o planeta Saturno, tão ruim a transparência. Mesmo assim, decidi tentar fazer alguns vídeos de Júpiter para o programa DeTeCt antes que as condições piorassem totalmente.

Por volta das 19:15hs liguei o telescópio e a câmera, e comecei a ajustar os
parâmetros de captura como foco, exposição e gain. A transparência e seeing estavam tão ruins que precisei mudar radicalmente todos os parâmetros com os quais estou habituado. Júpiter estava muito escuro na tela do computador. Quando percebi que não consegui melhor ajuste do que o que já tinha conseguido comecei uma série automática de 40 vídeos sem intervalo entre eles. Para minha surpresa, no primeiro vídeo percebi um brilho diferente no planeta mas não dei muita atenção pois achei que poderia ser algo relacionado aos parâmetros adotados e continuei observando normalmente.

Para não parar as capturas em andamento com medo que as condições climáticas piorassem, não fui checar o primeiro vídeo. Quando cheguei no vídeo de número 25 decidi encerrar as observações pois as condições climáticas tinham piorado muito e nenhum ajuste no programa de captura
conseguiria fazer Júpiter ficar visível na tela.

Coloquei o programa DeTeCt para funcionar e fui descansar.

Chequei o resultado somente na manhã do dia 14, quando o programa me alertou para a alta probabilidade de impacto e verifiquei que de fato havia um registro no primeiro vídeo da noite!

Imediatamente enviei as informações ao Marc Delcroix que confirmou o impacto.

Meu Setup : Newtonian Telescope 275mm f/5,3 + QHY5III462C + Televue
Powermate 5x (f/26,5) + IRUV cut filter.


Para vídeos, acesse meu Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *