NGC 1365
Astrofotógrafo: Sergio Gonçalves Silva
Outro nome do objeto: NGC 1365
Tipo: Grande galáxia espiral barrada
Constelação: Fornax
Distância: 61 milhões de anos-luz
Diâmetro: 205 mil anos-luz
Tamanho aparente: 11×6 arcmin
Uma grande galáxia rica em estruturas, com uma barra central grande e uma menor, compostas de estrelas mais antigas de velocidades de rotação diferentes, criando o efeito de elongamento oblíquo visto nas imagens, provavelmente por efeitos de gravidade, instabilidades na dinâmica de movimento estelar e ainda ondas de densidade. Os braços em espiral se estendem por mais de 200 mil anos-luz, formando curvas acentuadas na direção de rotação; sua cor azulada é atribuída à formação estelar, com presença de estrelas jovens. A galáxia leva até 350 milhões de anos para completar uma rotação.
O núcleo da galáxia é ativo e no centro se encontra um buraco negro supermassivo, com aproximadamente 2 milhões de massas solares, alimentado pelo material atraído e deslocado pelos efeitos de gravidade e de redemoinho.
O estudo deste tipo de galáxia é importante porque existem evidências de que a nossa galáxia, a Via Láctea, é ela também uma espiral barrada.
Fontes:
ESO/IDA/Danish 1.5 m/ R. Gendler, J-E. Ovaldsen, C. Thöne, and C. Feron. “The Great Spiral Barred Galaxy”. Disponível em: <https://www.eso.org/public/images/potw1037a/>.
SIMBAD, disponível em: <http://simbad.u-strasbg.fr/simbad/sim-id?Ident=NGC+1365>
DADOS TÉCNICOS
Local / data da aquisição: Observatório TUGA, Porto Feliz, São Paulo / 25 de novembro de 2019
Escala de placa: 0,76 arcsec/pix
Integração: (RGB)x10x180 + (L)x14x300 total = 2,7 horas
Equipamento
– OTA: C11 Edge HD + Redutor Optec F6.2
– Câmera: Atik 414Ex
– Filtro: LRGB ZWO
– Montagem: iOptron CEM60