Composição Eclipse Solar Chile 2019

Astrofotógrafo: Sergio Gonçalves Silva

Ciclo de Saros: 127

Número: 58

Magnitude do eclipse: 1,0459

Largura do caminho: 200,6 km

Duração no ponto máximo: 04m32,8s

Fonte: eclipse.gsfc.nasa.gov/SEplot/SEplot2001/SE2019Jul02T.GIF

Como descrever o indescritível?

Conhece a sensação de caminhar num belo jardim, de contemplar um pôr do sol, de admirar as ondas do mar ou as montanhas e ficar perplexo com tamanha beleza? Pois bem, esqueça tudo isso, pois em nada se assemelha à visão gloriosa e impactante de um círculo negro no céu rodeado por um magnífico e enigmático manto de luz quase sagrada, uma sensação de incredulidade e admiração, quase reverência a uma visão que tem tanto de bela quanto de bizarra. A sensação é mais próxima da sentida por um pai ao ver o nascimento do seu bebê, um acontecimento natural, conhecido, esperado e mesmo assim surpreendente e emotivo.

Os instantes que antecedem a totalidade são um prelúdio perfeito de que algo de especial está por acontecer, a temperatura desce, o vento muda, as sombras parecem perder a razão… Os animais se comportam como se de um fim de dia se tratasse e acima de tudo aqueles que, como eu, sabem o que está ocorrendo ficam submersos numa ansiedade e expectativa que aguçam ainda mais os sentidos. Acrescente dois anos de preparação, uma viagem de avião com muito material astronômico e total incerteza de regressar com sequer uma imagem digna desse nome e garanto que, tal como as minhas, suas pernas irão tremer e seus olhos encher-se-ão de lágrimas ao presenciar com a vista desarmada a imagem de um acontecimento cósmico único no nosso sistema solar e certamente raro em escala galáctica.

Embora nenhuma fotografia possa fazer justiça ao evento, esta é a minha tentativa de contar a história, descrever o evento e o local magnífico onde o observei, uma colina junto à cidade de Vicuña, no Chile. A totalidade ocorreu a uma elevação de 12 graus, fazendo com que o último contato fosse muito perto do horizonte, e a região montanhosa nos ofereceu uma visão invulgar da Lua saindo da frente do Sol enquanto este se punha por trás de uma montanha.

A imagem é uma composição de 37 capturas: 32 delas com filtro, separadas de 5 minutos entre si, e outras 5 sem qualquer filtro e tiradas de forma constante desde instantes antes da totalidade até instantes depois. Foram feitas muitas imagens de diferentes exposições para tentar garantir detalhes diversos da coroa e proeminências. A imagem central da totalidade é uma composição HDR (High Dynamic Range), produto da combinação de 5 imagens de exposições diferentes.

 

DADOS TÉCNICOS

Local / data de aquisição: Vicuña, Chile / 2 de julho de 2019

Tempo de exposição com filtro: 1/2500s, ISO 200

Tempo de exposição sem filtro:  1/1250s, ISO 200

Tempos de exposição HDR: 1/1250s + 1/300s + 1/20s + 1/10s + 1/5s, ISO 200

 Equipamento

– Telescópio: William Optics ZenithStar 71 Doublet

– Filtro: Baader

– Razão focal: f/4.72

– Câmera: Canon EOS 50D

– Montagem: Celestron CG5-GT

Software

– Captura: APT (Astrophotography Tool)

– Processamento das imagens: Photoshop

One thought on “Composição Eclipse Solar Chile 2019

  • 06/08/2023 em 19:19
    Permalink

    Oi
    Gostei do texto.
    Poesia para amantes dos astros.
    Obrigado

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *